1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows em servidores

 

A Microsoft encontra-se a relembrar os utilizadores que o Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2 vão chegar ao fim de suporte oficial este ano, mais concretamente a 10 de Outubro de 2023.

 

Apesar de o suporte oficial do sistema já ter sido encerrado faz quase quatro anos, em 2018, a Microsoft decidiu continuar a fornecer atualizações de segurança por mais cinco anos, para permitir que os utilizadores tenham tempo de migrar os seus conteúdos para novos sistemas.

Esta data encontra-se agora a chegar ao fim, sendo que os utilizadores que ainda não tenham realizado a migração devem começar a ponderar essa tarefa o quanto antes – para evitarem manter-se num sistema desatualizado.

 

Quando a data chegar, a Microsoft vai deixar de fornecer atualizações de segurança e suporte técnico para todas as versões do Windows Server afetadas, deixando o sistema aberto a possíveis falhas e ataques.

 

A Microsoft recomenda que os utilizadores realizem o upgrade para sistemas com o Windows Server 2022 ou para sistemas baseados em Azure, de forma a manterem os sistemas seguros. Em alternativa, as empresas podem também adquirir o Extended Security Updates (ESUs).

Com o Extended Security Updates isto vai permitir o suporte estendido para o sistema por mais três anos, o que deve garantir um período adicional de tempo para que sejam fornecidas atualizações de segurança – no entanto trata-se de uma opção paga e dispendiosa, tendo em conta que o custo aumenta a cada ano.

 

Eventualmente, a 13 de Outubro de 2026, também a possibilidade de usar as Extended Security Updates vai deixar de se encontrar disponível, deixando o sistema sem suporte.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech