Tal como estava previsto faz já algum tempo, a Microsoft encontra-se a terminar hoje o suporte para as versões mais antigas do Windows, nomeadamente para o Windows 11 21H2 e Windows Server 2012.
A partir desta semana, a Microsoft não vai mais fornecer patches e atualizações para os sistemas agora descontinuados. A empresa deixa ainda de fornecer suporte técnico direto para este sistema.
Quem ainda se encontre nos mesmos, a recomendação será que seja feito o upgrade para uma versão mais recente o quanto antes. De notar que, como estes produtos deixam de receber atualizações, isso implica também correções de segurança, deixando aberta a possibilidade dos mesmos serem explorados para ataques.
No caso do Windows Server 2012, a Microsoft já tinha começado a preparar a sua descontinuação faz mais de quatro anos, em 2018, quando deixou de fornecer o suporte tradicional ao mesmo. No entanto, ainda manteve o suporte estendido para utilizadores que necessitariam de mais tempo para realizar a mudança.
Para quem ainda mantenha sistemas com esta versão do Windows Server, a única recomendação agora para manter o mesmo será adquirir os Extended Security Updates (ESUs) – fora, obviamente, o upgrade.
No caso do Windows 11, para quem ainda se encontre na versão 21H2, esta também se encontra agora sem suporte. No entanto, a Microsoft já tinha começado a forçar o upgrade para a versão 22H2 faz algum tempo, sendo que os sistemas devem ter realizado a tarefa automaticamente – a menos que exista algum bloqueio específico aplicado sobre os mesmos para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!