De tempos a tempos surgem esquemas pelo Facebook, a tentar enganar os utilizadores mais desatentos. Alguns dos mesmos nem são propriamente recentes, mas tendem a ressurgir das cinzas para tentarem enganar mais gente.
Um desses esquemas é o de concursos e promoções falsos, normalmente associados com produtos de interesse para alguns utilizadores. E um dos que começou a ganhar destaque de forma recente promete oferecer uma e-bike.
O esquema começa quando os utilizadores verificam sobre a sua timeline, seja de páginas roubadas ou de partilhas de amigos, uma publicação a indicar que uma determinada página está a oferecer bicicletas elétricas – que não foram alegadamente vendidas por "pequenos danos". Tudo o que os utilizadores necessitam de fazer é deixar um comentário na publicação, e partilhar.
Depois de se escrever o comentário, as potenciais vítimas recebem uma mensagem automática que deixa os próximos passos para o esquema. Nesta os utilizadores são levados a partilharem a mensagem com amigos ou grupos – para levar o esquema a ainda mais utilizadores – e a escreverem a cidade onde residem. Poucos segundos depois, uma nova mensagem automática é enviada a indicar que foram os "vencedores", e que devem aceder ao site para resgatarem a oferta.
No site, os utilizadores são então reencaminhados para diversos sites de supostas "ofertas", onde são pedidos os mais variados dados pessoais e financeiros – como os dados do cartão de crédito para o pagamento de "taxas de envio".
Estes géneros de esquemas não são novos em plataformas como o Facebook, mas ainda tendem a enganar os utilizadores mais desatentos ao mesmo ou que desconheçam este género de práticas. Como sempre, deve ter atenção a qualquer "oferta" que seja partilhada pelas redes sociais, sobretudo de fontes desconhecidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!