1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Terramoto com casa destruida

 

A Turquia e a Síria encontram-se a passar por um dos piores momentos da sua história, após terramotos terem devastado a região. A comunidade internacional rapidamente se focou em ajudar os dois países, mas infelizmente, isto aplica-se também a possíveis esquemas que tentam tirar proveito desta situação.

 

Nos últimos dias, um volume consideravelmente elevado de esquemas sobre supostos apoios para a Turquia começaram a surgir pela Internet. Estes esquemas propagam-se, sobretudo, como formas de apoio direto para as vítimas do desastre, e na maioria das vezes como campanhas de angariação de fundos e doações.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, estes esquemas surgem nos mais variados formatos e sobre os mais variados meios. Uma das principais formas de propagação tem vindo a ser o Twitter, onde falsas contas de apoio às vítimas são criadas, levando os interessados em doar para sites externos ou até links de doações diretamente no PayPal.

 

O que torna este género de esquemas ainda mais convincentes encontra-se sobre o facto que estão a usar diretamente o domínio do PayPal para as doações. As vítimas podem olhar apenas para este ponto, e considerar que são doações legitimas, quando na verdade estão a ser feitas para indivíduos que apenas estão a tentar tirar proveito da situação.

 

Várias contas no Twitter estão também a partilhar links para o PayPal.me, que é normalmente usado para doações a pessoas individuais, mas onde a causa referida será para juntar dinheiro para ajudar as vítimas do desastre.

 

Este género de esquemas, no entanto, não usa apenas o PayPal como forma de angariar dinheiro. Existem também várias contas de bots no Twitter que estão a usar o sistema de respostas da plataforma para incentivar a doações para carteiras de criptomoedas.

 

No entanto, como se isso não fosse suficiente, quem realiza este género de esquemas encontra-se ainda a propagar os mesmos sobre falsos sites de doações, que são depois enviados sobre campanhas de spam ou até em publicidade diretamente em outras plataformas.

Estes sites possuem um aspeto aparentemente legitimo, mas no final o objetivo será similar, levando os utilizadores a realizar doações pensando que estariam a ajudar as vítimas.

 

exemplo de falso site de doações

 

Existem também emails que se estão a fazer passar por instituições reconhecidas no mercado, como a UNICEF, levando as vítimas a realizarem doações.

 

Existem pela Internet vários meios legítimos de realizar doações para ajuda das vítimas na Turquia e Síria, sendo que os potenciais interessados em o realizar devem garantir que usam entidades oficiais e legitimas, evitando aceder a plataformas desconhecidas e enviadas sobre meios "desapropriados".

Várias instituições reconhecidas no mercado estão também a  criar campanhas de ajuda humanitária para o pais, pelo que verifique individualmente com estas se existem formas de ajudar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech