1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Alerta sob um teclado

 

Quase 11.000 websites baseados em WordPress têm vindo a ser alvo de um ataque recente, que se encontra a infetar os mesmos com scripts maliciosos através da exploração de uma falha ainda desconhecida.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Sucuri, foi recentemente descoberta uma nova campanha de malware, que terá infetado 10.890 websites baseados em WordPress de forma recente, injetando nos mesmos publicidade do Google Adsense – e que geram receitas para os atacantes.

 

O código malicioso é injetado através de ficheiros colocados na raiz do site, e usados para o carregamento de conteúdos do WordPress. Este código encontra-se ainda bastante ofuscado, para evitar a deteção. Ao mesmo tempo, o malware injeta-se ainda em alguns ficheiros principais do WordPress, garantindo que se reinstala em vários ficheiros para dificultar a remoção completa do mesmo do site.

 

O script, uma vez instalado no site, pode colocar publicidade do Google Adsense no mesmo, em controlo dos atacantes, ou reencaminhar aleatoriamente os visitantes para os mais variados sites, a grande maioria focada em obter receitas da publicidade.

 

Os investigadores de segurança, apesar de terem confirmado os sites que foram afetados por estes scripts, não conseguiram traçar exatamente o ponto de origem do ataque. Ainda se desconhece como os atacantes obtiveram a capacidade de introduzir este código sobre os sites, mas acredita-se que pode estar relacionado com alguma falha em plugins usados pelos mesmos – e não diretamente no WordPress ou no código deste.

 

Os investigadores apontam ainda que este malware pode encontrar-se ativo desde meados de Setembro do ano passado, embora apenas de forma recente tenha começado a ficar mais ativo junto de websites baseados neste script.

 

Como sempre, é recomendado que os administradores de websites WordPress mantenham as suas instalações atualizadas para a versão mais recente, juntamente com todos os plugins e temas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech