1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

soldado no meio de mato

 

Os avanços que foram recentemente realizados sobre Inteligência Artificial elevaram também o potencial desses sistemas serem usados para fins que vão muito além do simples chat. Entre estes encontra-se a possibilidade de os mesmos serem usados para a criação de máquinas reais, com consequências para o mundo.

 

Um destes encontra-se sobre como a tecnologia pode ser usada para efeitos políticos ou em guerras. No entanto, durante o evento REAIM, maios de 60 países aprovaram medidas para o uso responsável da IA sobre estas situações.

 

A conferência REAIM foi realizada durante a semana passada, tendo sido co-organizada pela Holanda e Coreia do Sul. Na mesma estiveram presentes representantes de mais de 60 países, incluindo a China, de forma a discutir possíveis usos da IA sobre áreas como a guerra.

 

Durante o evento, praticamente todos os países aprovaram medidas para o uso responsável da IA sobre mecanismos militares, onde o acordo estabelece o uso legal das tecnologias de forma a não prejudicar a segurança, estabilidade e responsabilidade internacional. De todos os países presentes, apenas Israel não assinou o acordo.

De notar que a Rússia não esteve presente no evento, não tendo sido convidada, enquanto que os representantes da Ucrânia não estiveram presentes no evento.

 

Bonnie Jenkins, subsecretária de Estado para Controle de Armas dos EUA, terá pedido aos países presentes que fossem responsáveis sobre o uso de IA para fins militares, com a criação de normas internacionais para controlar o uso da mesma – sobretudo para o desenvolvimento de armamento autónomo.

 

Jian Tan, representante do governo da China, terá mesmo indicado que os países devem opor-se ao desenvolvimento de tecnologias militares que possam procurar uma vantagem expressiva militar através do uso de tecnologias de IA.

 

O acordo estabelece ainda medidas sobre como os países devem abordar o uso de IA sobre meios militares, as sanções e possíveis processos de decisão que sejam tomados. É importante notar que o avanço nas tecnologias de IA tem vindo a causar alguns receios sobre a forma como pode também ser usada para fins militares, sobretudo pelo impacto drástico que isso poderia ter no campo de batalha.

 

No entanto, durante a conferência foram ainda indicados usos sobre como a IA pode ajudar no campo de batalha. Um dos exemplos encontra-se sobre a possibilidade de a tecnologia criar meios de resgate a feridos, ou planos estratégicos que podem ajudar a população de países afetados por guerras.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech