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Criança a usar tablet

 

O YouTube conta com uma plataforma separada da sua principal, com conteúdos focados para crianças. O YouTube Kids é usado como meio de permitir o acesso a conteúdos que terão como destino menores de idade, e conta com várias alterações face à plataforma regular para este público.

 

Apesar de a plataforma também contar com o seu próprio sistema de publicidade, este é bastante mais restrito e limitativo face à restante plataforma, nomeadamente no que respeita à recolha de dados e aos meios que os utilizadores podem aceder para plataformas externas.

 

No entanto, apesar disso tudo, o YouTube encontra-se agora a ser alvo de mais um processo em tribunal face à possível recolha de dados de menores de idade. O grupo de caridade do Reino Unido 5Rights avançou, esta semana, com um novo processo contra o YouTube e a sua empresa mãe, a Alphabet.

Em causa encontra-se a alegada recolha ilegal de dados de menores de idade a partir da plataforma de vídeos, que são depois usados para publicidade direcionada. O grupo afirma que os dados de quase 5 milhões de crianças no Reino Unido terão sido recolhidos pelo YouTube, para efeitos de publicidade.

 

Entre os dados recolhidos encontra-se os hábitos de visualização de conteúdos na plataforma, localização e preferências de cada utilizador menor de idade. O grupo alega ainda que esta recolha encontra-se em clara violação das leis de proteção de dados do Reino Unido.

 

Apesar de ainda não ter sido avançada uma investigação formal à empresa derivado desta queixa, a Information Commissioner's Office (ICO) confirmou que terá recebido a queixa, e que irá tomar as medidas necessárias confirme a violação que possa encontrar-se a ocorrer.

Por sua vez, o YouTube afirma que se foca consideravelmente na privacidade dos utilizadores menores de idade dentro do YouTube Kids, e que todas as funcionalidades desta plataforma encontram-se criadas a pensar nos mesmos.

 

De notar que, caso o YouTube seja realmente penalizado pela recolha de dados pessoais de menores, pode enfrentar pesadas multas, que podem atingir os 4% do valor das receitas anuais da empresa.

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