1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bandeira da Russia

 

A agência russa Roskomnadzor, que controla a Internet na Rússia, começou hoje a banir as aplicações de mensagens seguras de serem usadas no pais – mantendo apenas as que tenham origem no mesmo.

 

Como parte de uma nova legislação em vigor para a Rússia, as aplicações que não tenham sido criadas na Rússia, e permitam aos utilizadores enviarem mensagens diretas ou de conversa em chat estão agora banidas da internet no pais. Isto aplica-se também a empresa que usem sistemas onde as mensagens são enviadas para servidores fora da Rússia – o que pode aplicar-se até mesmo a empresas que tenham apps criadas localmente.

 

Entre estas aplicações encontram-se o Discord, Microsoft Teams, Skype, Snapchat, Telegram, Threema, Viber, WhatsApp e WeChat. Todas estas aplicações, face à nova legislação na Rússia, encontram-se agora banidas.

 

Curiosamente, a lista de apps bloqueadas não integra alguns nomes de plataformas bastante conhecidas. Entre estas encontra-se a Zoom, que ganhou popularidade durante a pandemia, para realizar conversas online e reuniões, bem como a aplicação de mensagens Signal, que se foca na privacidade das conversas.

 

É importante notar que, no passado, as autoridades russas já tinham alertado algumas das aplicações agora bloqueadas para removerem conteúdo que eram considerado "desinformação" das suas plataformas. Entre estas encontra-se o Discord, que tinha sido notificado para remover conteúdos associados com a invasão da Ucrânia – e que o governo russo considera serem incorretas.

 

Esta nova medida não parece ser focada em prevenir que os utilizadores russos possam aceder a conteúdos fora do pais, mas sim para prevenir que alguma informação russa possa ser enviada para entidades estrangeiras – dando basicamente mais controlo para a internet local russa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech