1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Edge com pixeis

 

Os utilizadores do Microsoft Edge podem brevemente contar com algumas novidades para o navegador, tendo em conta algumas novas funcionalidades que a Microsoft tem vindo a introduzir no mesmo.

 

Os utilizadores do Edge Canary agora podem testar a nova funcionalidade Video Super Resolution (VSR), a qual pretende usar IA para melhorar a qualidade de vídeos no navegador, mesmo quando estes tenham sido enviados para a fonte em baixa qualidade. Esta tecnologia usa IA para identificar quando conteúdos de baixa qualidade estejam a ser reproduzidos sobre o navegador, e adapta o mesmo para melhorar a qualidade final o melhor possível.

 

A Microsoft sublinha que um em cada três vídeos assistidos no Edge encontram-se na resolução 480p ou menor. Com isto, o VSR pode melhorar consideravelmente a qualidade dos vídeos para os utilizadores, sem que tenham de optar por versões com resoluções mais elevadas – que em certos casos podem nem existir.

 

Um dos exemplos onde esta tecnologia pode ser usada será para vídeos do YouTube, que mesmo em qualidade inferior para poupar largura de banda, podem ter consideráveis melhorias de qualidade quando se usa a VSR e a IA da Microsoft.

 

No entanto, ainda existem alguns pontos a ter em consideração. Isto porque a tecnologia ainda necessita que os utilizadores tenham um sistema relativamente recente e com capacidade de processamento para realizar estas tarefas de IA – nomeadamente a nível gráfico. A Microsoft afirma que é necessário possui, no mínimo, uma gráfica NVIDIA da série RTX 2000 ou superior, ou uma AMD RX5700 ou mais recente.

 

Além disso, esta tecnologia não funciona em vídeos que estejam protegidos por DRM, e também não funciona quando o sistema se encontra ligado via bateria – uma vez que necessita de recursos elevados do mesmo.

 

Ainda assim, a Microsoft afirma que a tecnologia pode melhorar a qualidade dos vídeos de forma considerável para serem melhor visualizados no navegador. De momento a novidade apenas se encontra disponível para um pequeno conjunto de utilizadores do Edge Canary – a empresa refere que 50% dos utilizadores devem ter acesso. No entanto, os utilizadores podem ativar manualmente a opção via a flag edge://flags/#edge-video-super-resolution.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech