A Amazon confirmou que vai encerrar oito das suas lojas da Amazon Go nos EUA, numa aparente medida para reduzir as despesas da empresa. As lojas encontram-se espalhadas por várias regiões nos EUA.
De relembrar que as Amazon Go começaram a surgir em 2016, num teste iniciado pela empresa para começar a permitir a compra sem ser necessário o atendimento direto. No entanto, a abertura ao público e em mais localizações apenas começou a acontecer em meados de 2018.
De acordo com o portal GeekWire, duas das lojas encontravam-se localizadas na zona de Seattle, e já estariam fechadas faz algum tempo. No entanto, outras duas encontravam-se localizadas em Nova Iorque e mais quatro em São Francisco, sendo que o encerramento encontra-se agora agendado para o dia 1 de Abril.
De notar que o projeto ainda vai manter-se ativo, portanto em outras regiões onde se encontrem as lojas da Amazon Go estas ainda vão continuar em funcionamento. Apenas nestas regiões serão encerradas, embora o motivo para tal ainda seja desconhecido.
Uma das razões apontadas pode ser derivado de algumas das zonas onde as lojas se encontram localizadas – no caso da loja de Seattle, esta encontra-se numa zona bastante propicia a roubos e crimes diversos, e isso pode ter pesado na decisão de encerrar a loja.
Em comentário sobre o encerramento, a Amazon apenas refere que, tal como qualquer loja de retalho, periodicamente são feitos ajustes nas lojas e nas localizações das mesmas, e existem algumas mudanças que necessitam de ser feitas. A empresa sublinha que vai continuar focada em desenvolver o Amazon Go e que vai continuar a funcionar nas mais de 20 lojas que ainda irão permanecer ativas nos EUA.
De momento a Amazon não possui planos de expandir este programa para mais países, portanto será algo limitado apenas para os EUA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!