1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do onenote

 

Recentemente o OneNote da Microsoft tem vindo a ser usado para os mais variados ataques de malware. Esta pequena ferramenta da Microsoft encontra-se disponível numa vasta gama de sistemas Windows, e isto terá sido um dos motivos que levou os atacantes a começarem a explorar essa frente para enganar os utilizadores.

 

Cada vez mais campanhas de malware e phishing são voltadas para ficheiros do OneNote, enganando as potenciais vítimas e levando-as para sites maliciosos ou a descarregar conteúdos de malware para os seus sistemas. A pensar nisso, a Microsoft encontra-se agora a preparar algumas melhorias na proteção contra este género de ataques.

 

De acordo com a lista de alterações previstas para o Microsoft 365, o OneNote encontra-se a preparar para receber um conjunto de proteções contra phishing, que se espera de virem a ser integradas na versão final da app, para todos, no final de Abril.

 

Segundo a empresa, os utilizadores irão agora receber uma notificação quando abram ficheiros potencialmente maliciosos ou com conteúdo indesejado dentro do Windows. Isto aplica-se, sobretudo, a ficheiros descarregados de fontes desconhecidas com a extensão ".one".

 

Espera-se que, no futuro, mais proteções venham a ser integradas na aplicação, o que poderá ajudar a reduzir o número de ataques tendo como origem estes documentos e esta aplicação.

 

Apesar de uma notificação nem sempre prevenir que conteúdos maliciosos ainda possam ser executados no sistema, será uma camada adicional de segurança que a aplicação vai receber. Ainda assim, os utilizadores devem ter especial cuidado com o download de ficheiros potencialmente desconhecidos ou que exijam tarefas irregulares no dia a dia – como a abertura de ficheiros pelo OneNote para aceder a algum conteúdo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech