1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Comunicações mais caras com smartphone e símbolo do euro

 

Recentemente, as principais operadoras nacionais anunciaram a subida de preços a nível das telecomunicações. Estes aumentos começam agora a ser verificados nas faturas dos consumidores.

 

No entanto, de acordo com os dados divulgados pela ANACOM, este é um dos maiores aumentos mensais de custos das telecomunicações que se verifica em Portugal, desde Janeiro de 1996.

De acordo com os dados da entidade, em Fevereiro de 2023, os preços das comunicações aumentaram 4,8% face a janeiro. Este é um dos maiores aumentos verificados no mercado, a nível mensal, dos últimos 27 anos. Face a fevereiro de 2022, os preços aumentaram 3,9%, a maior variação positiva desde dezembro de 2016.

 

Comparativamente ao valor médio da União Europeia, dos dois primeiros meses de 2023, Portugal encontra-se como o pais que registou um dos maiores aumentos de preços, em 5.1% acima da média.

 

dados comparativos entre UE e Portugal

 

Nos últimos doze meses, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram cerca de 1.7%, enquanto os valores na União Europeia encontram-se em 0.1%. Portugal encontra-se como o 10º pais com um maior aumento de preços na União Europeia.

 

Se alargarmos o prisma de análise dos preços, entre final de 2009 e Fevereiro de 2023, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 13.2%. Em contrapartida, a média europeia encontra-se com quedas de valores de 8.8%.

 

dados comparativos face a outros países desde 2009

 

Neste campo, Portugal encontra-se atualmente com uma diferença de 22% a nível de preço das telecomunicações comparativamente à média europeia, sendo superado apenas pela Eslováquia e Roménia.

 

> Portugal possui uma das Internet móvel mais cara da Europa

 

Além dos aumentos de preços, Portugal lidera também a tabela a nível do preço da internet móvel (dados móveis), sendo atualmente o segundo pais com a internet móvel mais cara da UE.

 

De acordo com o estudo de comparações internacionais de preços publicado pela Rewheel, o «Digital Fuel Monitor», no início de 2023 o preço mediano por Gigabyte das ofertas de Internet no telemóvel em Portugal era o 2.º mais elevado a nível da UE e o 4.º mais elevado entre os 50 países analisados.

 

A Rewheel constata ainda que, em 2022, a inflação teve um efeito moderado nos mercados onde existem três prestadores de redes móveis e não teve impacto no caso dos mercados em que estão presentes quatro prestadores. Na maioria dos mercados com quatro prestadores, os preços das telecomunicações caíram ou não variaram, apesar da inflação rondar os 9%.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech