1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows logo sobre um disco rigido

 

De forma recente, a Microsoft começou a fornecer uma nova atualização para o Windows 11 dentro do canal Canary, a qual chegou com algumas novidades para o sistema. No entanto, uma dessas novidades encontra-se meio que escondida.

 

De acordo com o leaker do Twitter "PhantomOcean3", a Microsoft realizou uma atualização sobre o seu sistema de ficheiros ReFS, que passou da versão 3.9 para a mais recente 3.10, trazendo consigo mais algumas melhorias e preparando-se ainda mais para uma disponibilidade alargada.

 

Comparativamente ao "velhinho" NTFS, o novo formato de sistema de ficheiros ReFS promete trazer melhorias a nível de desempenho, sobretudo para sistemas virtuais, e suporte para tamanhos mais elevados do sistema, até 35 PB (sim, Peta) – o que será um valor consideravelmente mais elevado face ao limite de 256 TB no NTFS.

 

Apesar de ainda se encontrar em desenvolvimento, a Microsoft tem vindo a integrar cada vez mais o ReFS sobre o Windows 11, e prepara-se cada vez mais para o colocar como uma opção padrão para o sistema em breve.

 

De notar que o sistema de ficheiros já pode ser usado para testes, mas ainda se encontra meio escondido dentro do sistema, e nem todos os utilizadores o deverão conseguir usar para a instalação – apenas em discos adicionais que estejam configurados no sistema operativo.

 

Espera-se que, eventualmente, o ReFS venha a substituir o NTFS em sistemas com o Windows 11 – quando isso irá acontecer é algo ainda desconhecido, tendo em conta que o desenvolvimento deste sistema de ficheiros já se encontra a acontecer faz algum tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech