Nos últimos tempos parece que as tecnologias de IA têm estado no tema das notícias, com nomes como ChatGPT, Bing Chat ou Google Bard. E isso é de tal forma visível que até o Papa veio recentemente deixar o seu comentário relativamente a esse género de avanços.
O Papa Francisco decidiu deixar as suas ideias sobre os avanços da tecnologia de IA sobre uma convenção anual de cientistas e experts, apelidada de Minerva Dialogues. O mesmo terá indicado que é de aplaudir todos os avanços que foram sendo feitos na área, mas que ao mesmo tempo devem ser tidos com cuidado os usos irresponsáveis ou pouco éticos deste género de ferramentas.
O mesmo terá referido que se encontra "convencido de que o desenvolvimento da inteligência artificial e do machine learning tem o potencial de contribuir de forma positiva para o futuro da humanidade; não podemos descartá-lo. Ao mesmo tempo, tenho certeza de que esse potencial só será concretizado se houver um compromisso constante e consistente por parte dos criadores dessas tecnologias em agir com ética e responsabilidade. É reconfortante saber que muitas pessoas nessas áreas estão trabalhando para garantir que a tecnologia permaneça centrada no ser humano, fundamentada na ética e direcionada para o bem."
Ao mesmo tempo, o Papa também deixou o alerta sobre sistemas de algoritmos, nomeadamente na forma como as pessoas não podem ser classificadas e determinadas apenas por dados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!