1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cadeado sobre uma linha de codigo

 

A inteligência artificial tem vindo a melhorar consideravelmente nos últimos tempos, ao ponto que, hoje em dia, é possível ter-se acesso a sistemas bastante avançados e que são baseados nesta tecnologia.

 

No entanto, estes avanços também possuem os seus problemas. Um deles encontra-se demonstrado com o PassGAN, uma tecnologia de IA criada por um grupo de investigadores da Home Security Heroes. Esta tecnologia possui apenas um objetivo: usar IA para tentar decifrar senhas, num formato consideravelmente mais rápido do que os métodos atualmente existentes.

 

De acordo com os investigadores, usando as tecnologias do PassGAN, é possível decifrar senhas muito mais rapidamente do que usando métodos vulgares para esta tarefa. No estudo realizado sobre a tecnologia, 51% das senhas testadas foram decifradas em menos de um minuto, 65% em menos de uma hora e 71% em menos de um dia.

 

O PassGAN tem o poder de identificar rapidamente as senhas uma vez que é treinado usando dados reais, de senhas comprometidas em leaks e ataques diversos. Essa informação é depois usada pela IA para tentar identificar as senhas mais plausíveis de serem usadas.

 

O PassGAN consegue realizar a pesquisa por mais de 15.600.000 senhas diferentes em menos de seis minutos. E a tecnologia pode ser usada até mesmo com senhas relativamente complexas nos padrões atuais.

Por norma, senhas com menos de 7 carateres podem ser identificadas numa questão de minutos – até mesmo senhas complexas, com letras, números, símbolos e uma conjugação diversa.

 

Como exemplo, para reconhecer uma senha contendo 8 carateres, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, demoraria ao sistema menos de 7 horas.

 

Tempo para decifrar senhas

 

As senhas contendo mais de 18 carateres, independentemente do formato, são consideradas mais seguras contra este género de ataques. No entanto, em geral, o método de decifrar a senha é consideravelmente mais simples e rápido do que o existente com outros métodos.

 

Espera-se que a tecnologia venha apenas a evoluir, conforme também as tecnologias de IA venham a evoluir com o tempo. Portanto, este sistema apenas deve ficar ainda mais poderoso para o futuro, sendo capaz de ser uma nova ameaça para a segurança das contas digitais.

 

Uma das principais recomendações será usado o máximo de carateres possíveis para manter a segurança das contas, com uma combinação de letras, números e símbolos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech