1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

pagamento via contactless

 

Atualmente existem em Portugal várias formas de os utilizadores realizarem pagamentos rápidos, sendo que um dos mais reconhecidos será o MBWay. No entanto, o Banco de Portugal pretende incentivar ainda mais ao uso deste género de sistemas, sendo que se encontra agora a preparar um novo sistema que se foque a ser usado no dia a dia pelos consumidores.

 

De acordo com o portal ECO, este sistema encontra-se já em desenvolvimento, e pode chegar durante o próximo ano. Segundo a entidade, o novo sistema pretende facilitar a realização de pagamentos bancários, sendo que ao contrário do que acontece com o MBway, não se vai basear em cartões de multibanco, mas sim na conta bancária.

 

Atualmente, o MBWay encontra-se desenhado para funcionar como uma funcionalidade extra que se encontra sobre cartões de débito e crédito regulares. Para usar este sistema, os consumidores necessitam de possuir um cartão físico associado.

No entanto, a ideia do Banco de Portugal passa por criar um novo sistema, que também irá permitir pagamentos diretos, mas será baseado nas contas bancárias. Isto deverá tornar o processo de uso do sistema consideravelmente mais simples para todos.

 

Este sistema pode também facilitar as transferências diretas para contactos e para empresas. Tal como o MBWay, os utilizadores terão a possibilidade de realizar transferências para os contactos que tenham nos seus telemóveis, mas também poderão optar por transferir diretamente para uma empresa, via o NIPC. Desta forma, não será necessário ter de se realizar o pagamento via os tradicionais IBANs.

 

Eventualmente, este sistema vai também permitir realizar pagamentos para fora de Portugal, sendo que iria integrar-se com serviços similares que estão a ser criados noutros países. Ao mesmo tempo, esta plataforma poderia servir também para os prestadores de serviços de pagamentos poderem fornecer meios das empresas realizarem mais rapidamente os pagamentos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech