1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Smartphone com mensagens no ecrã

 

Vai ser adotado em Portugal um novo sistema, substituto das SMS, e que pretende fornecer alertas rápidos à população em situações de emergência ou necessidade.

 

Desde 2018 que se encontra estipulado que a população portuguesa pode receber, via SMS, notificações para eventos de emergência pública, por parte da Proteção Civil. No entanto, este sistema também era criticado por ser consideravelmente dispendioso e lento, levando a muitas falhas.

 

No entanto, este encontra-se agora próximo de ser substituído por algo que, faz anos, é usado em outros países para esta tarefa. A tecnologia é conhecida como Difusão Celular, e encontra-se disponível em praticamente todos os dispositivos móveis no mercado. A mesma, invés de usar mensagens SMS para as notificações da Proteção Civil, adota um sinal de alerta dedicado para este género de conteúdos, que os utilizadores recebem de forma direta nos seus dispositivos como uma notificação.

 

A adoção deste sistema foi finalmente aprovada em Diário da República esta semana, e vai começar a ficar disponível para o envio de notificações. O sistema irá agora ser criado por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

 

Estas entidades devem entregar ao governo, até finais de junho, as propostas do trabalho e da sua implementação.

 

Ao contrário das SMS, as mensagens de Difusão Celular possuem várias vantagens, entre as quais o facto de não sobrecarregarem a rede com o envio massivo de SMSs, ser suportada em praticamente todas as formas de redes 2G, 3G, 4G e 5G, e ainda a capacidade de serem enviadas notificações com base na localização onde os utilizadores se encontrem – ao contrário das SMS, que são enviadas de forma geral independentemente da localização.

 

Estas mensagens possuem ainda a vantagem de serem enviadas de forma praticamente instantânea, demorando apenas alguns segundos a chegar aos dispositivos. Praticamente todos os dispositivos devem contar com suporte para esta tecnologia – embora ainda possa ser necessário realizar algumas configurações em certos modelos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech