1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Router TP-Link Archer AX21

 

Os donos do router TP-Link Archer AX21 (AX1800) talvez queiram proceder com a atualização do mesmo, tendo em conta que foi recentemente descoberta uma falha no mesmo que pode ser usada para atividades do botnet Mirai.

 

A falha foi revelada durante o evento Pwn2Own Toronto, que se realizou em Dezembro de 2022. A falha foi revelada para a TP-Link durante o mês de Janeiro de 2023, com a correção lançada durante o mês passado – no entanto, tendo em conta que a atualização necessita de ser manualmente instalada em muitos casos, a grande maioria dos utilizadores podem não realizar imediatamente o procedimento.

 

Se explorada, esta falha pode permitir que o dispositivo seja usado pela botnet Mirai para realizar ataques DDoS, integrando-se na rede do malware para este género de atividades. Os investigadores acreditam que, apesar de a falha ter sido corrigida, encontra-se agora a ser ativamente explorada, uma vez que muitos dos dispositivos afetados não foram atualizados para a versão mais recente do firmware.

 

De acordo com a entidade Zero Day Initiative (ZDI), a falha começou a ser subitamente usada em massa para ataques durante a semana passada, sobretudo em dispositivos que se encontram na zona da Europa.

 

A falha afeta a própria interface do TP-Link Archer AX21, que pode ser explorada para executar código remotamente. A botnet do Mirai encontra-se a explorar esta falha para aumentar a sua capacidade de ataque, usando os dispositivos das vítimas para ataques DDoS em larga escala.

Ao mesmo tempo, o Mirai encontra-se ainda a usar esta falha para mascarar os ataques, fazendo-os passar como tráfego legitimo, e tornando assim mais complicada a identificação da falha por sistemas externos de monitorização.

 

Os utilizadores que tenham estes routers são aconselhados a atualizarem para a versão mais recente do firmware, disponível a partir do site da fabricante.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech