1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Fake News com robot de IA

 

A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, tanto que existem também cada vez mais conteúdos criados online usando estas tecnologias. Foi exatamente isso que a entidade NewsGuard recentemente revelou.

 

Nos últimos tempos, foram criados vários sites que se fazem passar como portais de notícias, e que usam conteúdos criados por IA para as publicações, arrecadando dinheiro da publicidade existente nos mesmos.

 

A entidade afirma ter descoberto, pelo menos, 49 sites que se afirmam tratar de plataformas de notícias, mas que no final são apenas fachadas para conteúdos criados por Inteligência Artificial. Alguns dos sites possuem nomes bastante genéricos, e outros dedicam-se na publicação de notícias sobre celebridades, tecnologia, estilos de vida e outros.

 

No entanto, nenhum dos sites afirma que os conteúdos são produzidos usando IA. Na verdade, os artigos são publicados como se tivessem sido escritos por humanos, com falsas páginas de editores e autores. A grande maioria dos sites começaram a ser criados no início deste ano, exatamente na altura em que ferramentas de IA começaram a ficar acessíveis mais livremente.

 

Muitos dos sites colocam histórias e artigos com o único objetivo de cativarem os utilizadores, sem qualquer relevância ou veracidade. Os artigos aparentam ser criados de forma automática, publicados e partilhados em diferentes plataformas sociais.

Estes não realizam qualquer verificação de factos ou dos dados que são publicados, e existem mesmo situações onde artigos são publicados com termos que claramente são alusivos ao uso de ferramentas de IA para a criação dos mesmos.

 

A maioria dos sites são de entidades anónimas, sem qualquer conteúdo relevante, e a grande maioria tenta apenas aproveitar títulos clickbait para cativar os utilizadores, e eventualmente obter ganhos da publicidade existente nos mesmos.

 

Existem ainda conteúdos que aparentam tratar-se de publicações patrocinadas, onde os gestores dos sites recebem dinheiro para publicar determinados conteúdos nos mesmos, normalmente de empresas ou serviços.

 

Estes sites ganham, no entanto, uma grande parte das suas receitas a partir de publicidade, que se encontra presente nos mesmos. A grande maioria usa publicidade da própria Google – de notar que a Google já indicou, no passado, que não existem problemas derivados da criação de sites com conteúdos de IA. No entanto, os conteúdos aqui criados encontram-se longe de ser relevantes para a grande maioria, e o único objetivo será cativar utilizadores para falsas noticias.

 

Com cada vez mais ferramentas disponíveis para a criação de conteúdos via IA, é de esperar que estes géneros de conteúdos venham a surgir ainda mais pela internet. Torna-se consideravelmente difícil de moderar todos os conteúdos que surgem online, e sites falsos de notícias podem vir a ser cada vez mais constantes de se encontrar, com conteúdos de baixa qualidade e relevância para os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech