1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cadeado de site seguro no Google Chrome

 

Desde que o HTTPS começou a ser adotado como o padrão de praticamente todos os sites na internet, o uso de um cadeado para demonstrar a segurança de um site tornou-se algo irrelevante. De tal forma que, se no passado este era indicativo de um site seguro, hoje tornou-se algo banal da interface – que raramente é identificado pelos utilizadores em geral.

 

A pensar nisso, a Google encontra-se agora a preparar para novas mudanças na sua interface, deixando de lado o conhecido cadeado. E com uma razão justificativa para tal.

Apesar de o HTTPS faz muito que deixou de ser o único indicativo de segurança de um website, ainda existem muitos utilizadores que consideram que um site, por ter este cadeado, é considerado "seguro de visitar". Isto nem sempre é verdade – mesmo sites de phishing e malware começaram a adotar ligações HTTPS.

 

Tendo isso em conta, a Google prepara-se para deixar de usar o tradicional cadeado junto do nome do domínio, na barra de endereço do Chrome. Invés disso, a empresa vai adotar um sinal de configurações, que quando os utilizadores carregam, podem verificar mais informações sobre o site que se encontram a visitar, as suas permissões, entre outros detalhes.

 

Nova imagem do cadeado do Chrome

 

A Google refere que este ícone pretende ser um termo neutro, que não indica diretamente se o site é seguro ou não. Os utilizadores ainda podem aceder a toda a informação que necessitem do site dentro do menu que surge quando se clica na opção, incluindo verificar a indicação de que o site está a usar HTTPS. Mas deixar de ter o cadeado pretende ser uma forma de ajudar os utilizadores a não considerarem todos os sites seguros apenas por o terem.

 

O novo ícone encontra-se atualmente disponível no Chrome Canary, e espera-se que venha a ser implementado nas versões estáveis do Chrome 117, previstas de chegarem em Setembro de 2023.

 

A mesma alteração será aplicada também no Chrome para Android, sendo que no iOS vai ser removido o ícone por completo, ficando apenas o domínio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech