A Microsoft parece focada em tentar otimizar algumas áreas do Windows, sobretudo em conteúdos que não são considerados propriamente "essenciais" para o sistema. Entre estes encontram-se alguns dos sons e animações do sistema.
Em Julho do ano passado, a Microsoft tinha silenciosamente reduzido a qualidade do som associada com o arranque do Windows. Para a grande maioria dos utilizadores, as alterações não possuem grande impacto final, e não são quase sentidas. No entanto, a redução da qualidade permite reduzir também o tamanho final dos ficheiros, consequentemente criando uma instalação mais "leve".
Agora, parece que a empresa volta a aplicar as mesmas medidas para outras áreas do sistema, mais concretamente para o Windows 11 Out of Box Experience (OOBE). Este é o ecrã que surge quando se realiza uma instalação limpa do sistema, ou quando existe alguma atualização mais avançada do mesmo.
Segundo revela o utilizador Xeno no Twitter, a Microsoft terá recentemente realizado cortes nos ficheiros de vídeo que são usados nestes ecrãs. Um dos vídeos passou de 60 FPS para apenas 30 FPS, o que reduz a qualidade final do mesmo, mas ao mesmo tempo reduz também o tamanho total do ficheiro.
No final, os utilizadores poderão ter vídeos com menos FPS visíveis no OOBE, mas ao mesmo tempo será uma forma da Microsoft otimizar o espaço ocupado pelos diferentes ficheiros do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!