1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco mecânico aberto

 

A empresa Backblaze tem vindo, nos últimos anos, a criar um relatório sobre o estado dos discos no mercado global, e hoje, a empresa volta a atualizar os dados com as informações mais recentes.

 

Com mais de 241,000 discos mecânicos e SSD ao seu dispor, a Backblaze certamente que possui um largo conjunto de dispositivos para teste, e sobretudo, que permita analisar melhor a garantia de longevidade dos discos e das diferentes marcas. Esta informação é útil para ajudar os consumidores na altura de comprarem um novo disco, sobretudo tendo em conta o futuro.

 

Durante o primeiro trimestre de 2023, a empresa testou mais de 236,893 discos, entre 30 modelos diferentes, com mais de 2.8 milhões de TB em armazenamento. Segundo os dados, alguns dos discos estariam em funcionamento faz vários anos, mas estes demonstram que o nível de falhas tem vindo a aumentar, passando para 1.54%, comparativamente aos 1.21 do trimestre anterior.

 

Este será também um aumento face aos 1.37% registados em todo o 2022, que subiu de 1.01% em 2021 e 0.93% em 2020. A empresa indica que os discos de 10TB foram os que mais falhas verificaram durante este período, com os discos de maior capacidade a terem resultados mais positivos.

 

Por entre as marcas, a Seagate será a que regista os piores números a nível de discos em falha, com 2.28%, enquanto a WDC regista os melhores, com 0.31%.

Ao mesmo tempo, o período de vida dos discos também se encontra bastante disperso. Alguns falham após o quinto ano de uso, enquanto outros apenas com alguns meses. No entanto, a média de duração de vida para os discos atualmente encontra-se entre os dois e três anos.

 

Curiosamente, o estudo também demonstra que os discos SSD tendem a ser mais fiáveis que os discos mecânicos, com falhas de 0.98% em 2022, enquanto que o valor encontrava-se em 1.05% em 2021 – isto contraria também a ideia que ainda existe no mercado, sobre como discos SSD tendem a ter menos fiabilidade que os discos mecânicos, com as mesmas capacidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech