O Windows 11 vai, brevemente, ser muito mais simples de configurar em novos computadores que os utilizadores possuam.
Durante o evento Build 2023, a Microsoft focou-se em Inteligência Artificial e na sua integração sob os diversos serviços da empresa. No entanto, foram também reveladas algumas novidades do que chegará em breve ao Windows.
Uma das novidades é a função de "Restauro de aplicações", que como o nome indica, permite aos utilizadores rapidamente restaurarem as aplicações nos seus sistemas. Esta função, usando a Microsoft Store, permite que os utilizadores realizem a configuração mais rápida de um novo computador.
As aplicações instaladas no sistema via a Microsoft Store são automaticamente sincronizadas com a conta, permitindo que, caso o utilizador tenha de configurar um novo sistema, possa rapidamente ter todas as suas aplicações instaladas – sem ser necessário efetuar o passo um a um.
Isto pode ajudar consideravelmente na tarefa de configuração de um novo computador. Além disso, a ideia será ter não apenas as aplicações instaladas, mas também os atalhos do ambiente de trabalho e até a posição dos mesmos.
Em teoria, esta funcionalidade ajudará os utilizadores a configurar as contas, supondo que possuem a conta da Microsoft configurada no Windows 11. No entanto, existe um ponto negativo a ter em conta.
Esta funcionalidade apenas irá funcionar com aplicações instaladas via a Microsoft Store. Ou seja, caso o utilizador tenha outras aplicações, descarregadas de fontes diferentes, estas não serão restauradas e ainda necessitam de ser manualmente instaladas. Nem todas as aplicações se encontram disponíveis na plataforma da Microsoft, e muitos optam por usar as os instaladores diretos.
Ainda assim, a funcionalidade pode ajudar consideravelmente novos utilizadores a configurar os seus sistemas tal como estavam em computadores antigos que tenham usado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!