1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Processador em cima de smartphone

 

A ARM acaba de deixar um pequeno "alerta" para os fabricantes de smartphones que ainda se encontram a desenvolver dispositivos apenas baseados em 32 bits. A empresa estará a preparar-se para mover brevemente as suas arquiteturas para adotarem apenas o formato de 64 bits, o que vai ter impacto no mercado.

 

A empresa revelou, recentemente, a sua nova arquitetura de processadores baseada apenas em tecnologias de 64 bits, que claramente indica os planos da empresa para o futuro. As novas arquiteturas Cortex-X4, Cortex-A720 e Cortex-A520 devem trazer várias mudanças para o mercado, e sobretudo para a linha de dispositivos Android.

 

Estas novas arquiteturas possuem como destaque o facto de serem todas baseadas exclusivamente em 64 bits. Ou seja, os dispositivos que venham a usar processadores criados sobre estas novas arquiteturas terão acesso nativo apenas a 64 bits.

Isto pretende ser uma forma da ARM "forçar" as fabricantes a adotarem a tecnologia, que também promete melhorias consideráveis a nível de desempenho para as aplicações finais. Para os fabricantes, no entanto, que ainda se encontrem a basear os seus dispositivos em arquiteturas de 32 bits, isto pode indicar que está a chegar o tempo de mudanças.

 

A Apple foi uma das primeiras empresas que começou a apostar apenas no 64 bits ainda em 2017, quando fez a transição para esta arquitetura no iOS 11, e as apps lançadas nesse sistema necessitaram de ser adaptadas para funcionar corretamente neste novo ambiente. No caso do Android, no entanto, a adoção tem vindo a ser consideravelmente mais lenta, em parte porque muitas fabricantes ainda continuaram a manter o suporte para sistemas 32 bits do Android – mesmo com processadores capazes de processar em 64 bits.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech