Desde o lançamento do Google+ que a empresa tem estado a seguir as regras contra a criação de contas sob pseudónimos e nicknames. Mas aparentemente, esta medida já levou a bloqueio de contas de famosos e conhecidos no mundo online, devido a um nome que, para a Google, estaria considerado como falso.
Blake Ross, um dos fundadores do Firefox, e William Shatner, o ator que encarnou a mítica personagem de Captain Kirk na série StarTrek já tiveram as suas contas no Google+ bloqueada por, alegadamente, utilizarem nomes falsos nos seus perfis.
Segundo as regras do Google+, os utilizadores devem utilizar os nomes pelo qual são conhecidos, evitando nomes fictícios, alcunhas ou diminutivos. No entanto, alguns utilizadores são mais conhecidos pelos seus pseudónimos do que pelos nomes reais, pelo que não estariam a ir contra as regras do Google+ se o utilizassem.
Kirrily "Skud" Robert, um internauta que também teve a sua conta bloqueada devido ao nome, realizou um inquérito online aos utilizadores do Google+ de onde resultaram os seguintes dados: : 74% dos 119 casos analisados garantem ter usado os nomes que são mais conhecidos na Web; 13% dizem que registaram os mesmos nomes que foram usados em documentos oficiais; e várias pessoas dizem que apenas se limitaram a usar alcunhas.
Segundo o portal “The Guardian”, a Google já fez saber que irá alterar as suas regras acerca dos pseudónimos e de marcas registadas na rede .