Desde que Elon Musk entrou para a direção do Twitter, várias mudanças foram realizadas na plataforma, mas nem todas foram vistas do melhor agrado por uma das fontes de receitas da plataforma: os anunciantes.
E se tivermos em conta os dados mais recentes, parece que existem cada vez menos dentro do Twitter, mesmo com as mudanças de direção tomadas recentemente pela empresa.
De acordo com o The New York Times, os dados demonstram que entre 1 de Abril e inícios de Maio de 2023, o número de anunciantes no Twitter encontra-se 59% abaixo do registado no mesmo período durante o ano passado.
Este valor encontra-se consideravelmente abaixo do que seria o esperado para a plataforma, tendo ainda em conta que a maioria das receitas do Twitter partem exatamente da publicidade. Os dados terão sido obtidos de fontes internas do Twitter, e associados com análises da empresa.
Por sua vez, Elon Musk, num Twitter Space realizado durante a semana passada, indicava já que mais de metade dos anunciantes do Twitter teriam abandonado a empresa, colocando ainda mais pressão na mesma. Musk atribuiu as culpas aos anunciantes, referindo que os mesmos se encontram a tentar levar o Twitter "à bancarrota".
Por outro lado, internamente, a divisão de publicidade do Twitter acredita que os anunciantes terão optado por sair da plataforma devido ao considerável aumento de conteúdos negativos na plataforma, nomeadamente ao nível de mensagens de ódio e pornografia.
De relembrar que, desde que Musk entrou na direção do Twitter, o mesmo realizou várias mudanças a nível das regras da plataforma, incluindo restituir as contas de antigos utilizadores banidos – na ideia de liberdade de expressão para todos.
Alguns dos maiores anunciantes no passado para o Twitter já deixaram a empresa, e os que ainda se encontram, como é o caso da Apple, Amazon e Disney, estão a investir cada vez menos na plataforma. Os funcionários do Twitter indicam que existem espaços de publicidade, que antigamente eram usados para grandes eventos, que estão agora a ser deixados vazios porque não existem interessados em comprar os mesmos.
Por fim, as próprias ações e mensagens de Musk também podem estar a influenciar as decisões, tornando mais complicada a tarefa de angariar anunciantes para a plataforma. Resta saber se a entrada de Linda Yaccarino para o cargo de CEO do Twitter vai altera alguma medida na plataforma, e talvez, atrair novamente os anunciantes para o serviço.
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