A Apple confirmou ter lançado uma correção para três vulnerabilidades zero-day, que estariam a ser usadas para instalar spyware no iPhone via o iMessage.
A empresa confirmou ter corrigido três falhas, que eram conhecidas de estarem a ser usadas em ataques, em versões anteriores ao iOS 15.7. Estas falhas estavam a ser exploradas para a instalação de spyware conhecido como “Triangulation”, que era usado para sofisticados ataques contra alvos específicos.
Segundo a empresa Kaspersky, os atacantes exploravam falhas no iOS para obterem acesso à raiz do sistema e ao kernel, onde depois mantinham o código malicioso focado em roubar dados sensíveis das vítimas. O malware permanecia nos dispositivos das vítimas na memória do mesmo, pelo que o reiniciar do sistema era suficiente para remover o malware – mas nada impedia o mesmo de voltar a ser instalado.
A falha estaria a ser explorada com mensagens enviadas via iMessage, que eram capazes de realizar o ataque e proceder à instalação do spyware no sistema.
A empresa de segurança acredita que o spyware estaria a ser associado com entidades russas, nomeadamente com o FSB, usando o acesso para recolher dados de alvos específicos em diferentes países.
Os utilizadores são aconselhados a atualizarem os seus dispositivos para a versão mais recente do sistema operativo que se encontre nos mesmos, de forma a evitarem a exploração das falhas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!