Nos últimos meses, a Lastpass tem realizado algumas mudanças na sua plataforma que não têm vindo a deixar os utilizadores contentes. E agora, parece que um novo problema volta a levantar questões sobre o serviço, e a diminuir ainda mais a confiança dos utilizadores.
Desde o início do final de semana que vários utilizadores do Lastpass confirmam problemas a entrarem nas suas contas, devido a falhas com o sistema de autenticação em duas etapas.
A empresa tinha revelado, a 9 de Maio, que iria começar a realizar um upgrade nos seus sistemas de segurança, numa medida que poderia obrigar alguns utilizadores a terem de reativar e reconfigurar os seus sistemas de autenticação em duas etapas.
No entanto, este processo encontra-se longe de ser perfeito. Vários utilizadores encontram-se a reportar que, depois de terem realizado os passos recomendados pela empresa, ficaram impedidos de voltar a aceder aos seus cofres. Os utilizadores relatam que, mesmo usando a autenticação em duas etapas de forma correta, estes não conseguem aceder aos seus conteúdos na plataforma.
Ao mesmo tempo, estes utilizadores também estão sem a capacidade de contactarem o suporte da LastPass, uma vez que, para tal, necessitam de entrar nas suas contas – e como não conseguem, ficam também impossibilitados de enviarem os tickets.
Os utilizadores comentam que o novo sistema aparenta a não encontrar-se a reconhecer os novos códigos de autenticação, mesmo que o processo tenha sido realizado de forma correta. Quem tenta recuperar os detalhes das contas, as mensagens de email também não são enviadas pelos sistemas da LastPass.
A falha é consideravelmente grave se tivermos em conta que muitos utilizadores mantêm os seus dados de login seguros nesta plataforma – e toda a informação pode estar acessível apenas por ai.
A empresa afirma que este processo é necessário apenas para contas que ainda se encontravam com configurações antigas, e onde as configurações de segurança poderiam não ser as mais adequadas. Como parte das recentes medidas da empresa para aumentar a segurança das contas – que se seguiram a vários incidentes nos últimos meses – agora o problema é mais grave.
Para já ainda não existe uma solução concreta para este problema. Os utilizadores afetados estão a ser aconselhados apenas a tentarem realizar novamente o processo de reconfiguração da autenticação, embora este não seja corretamente aplicado para muitos dos afetados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!