A Google encontra-se a disponibilizar as suas novas funcionalidades de anti stalking nos dispositivos Android. As novidades tinham sido reveladas durante a Google I/O em Maio deste ano, e começam hoje a chegar a todos os dispositivos com o Android 6.0 ou mais recente.
A iniciativa pretende ajudar os utilizadores a evitarem serem seguidos por dispositivos como os AirTags da Apple. Apesar de existirem medidas de prevenção para stalking com este acessório nos dispositivos da Apple, o mesmo não se aplicava no Android.
Felizmente, a Google vai começar a adotar medidas de segurança, que vão permitir aos utilizadores serem alertados caso estejam a ser seguidos por AirTags ou similares.
Com este sistema, o Android vai conseguir analisar caso os utilizadores estejam a ser seguidos por um dispositivo de tracking Bluetooth, mas dos quais não sejam o dono. O sistema vai enviar uma notificação para os smartphones dos utilizadores, informando de tal medida.
Ao mesmo tempo, este sistema vai ainda permitir que os utilizadores verifiquem um mapa dos locais onde o acessório esteve próximo do utilizador, e em algumas situações, o número de série do mesmo e o nome do seu proprietário.
É ainda possível selecionar a opção de emitir um som, que envia um comando para o dispositivo para este emitir o som de localização. Isto pode ajudar os utilizadores a localizarem o mesmo. No caso de se comprovar que o dispositivo estaria a ser usado para stalking, a Google fornece ainda informações de como desativar o mesmo e evitar que os dados sejam enviados para o dono.
Além disso, os utilizadores também podem realizar uma “pesquisa” manual por dispositivos de localização próximos. Isto permite que seja possível realizar a verificação manual por estes acessórios, sem que se tenha de esperar a notificação do sistema automático. Caso seja encontrado um dispositivo, as opções devem ser fornecidas ao utilizador.
De relembrar que esta funcionalidade surge da parceria entre a Google e a Apple para tornarem o uso de dispositivos de localização via Bluetooth mais seguros – sobretudo depois de vários casos de AirTags terem sido usados para stalking nos últimos tempos.
A novidade deve começar a ser disponibilizada para todos os dispositivos Android com a versão 6.0 ou mais recente, e chegará como uma atualização para os Serviços da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!