O Twitter de Elon Musk é agora conhecido como “X”, mas a mudança está a ser feita de forma algo inesperada para muitos. A empresa continua a alterar várias áreas e os seus serviços para adotar o termo “X”, na ideia de Elon Musk de uma app focada “para tudo”.
O rebranding tem vindo a ser bastante confuso, em parte porque foi repentino, e aplica uma mudança drástica para uma plataforma que não é propriamente nova. O X tem vindo a ser usado para as várias áreas do serviço, incluindo para o nome das contas oficiais da rede social.
O @twitter passou para @x, sobre algumas críticas porque a conta, anteriormente, pertencia a outro utilizador no serviço. Recentemente foi descrito como Elon Musk retirou a propriedade da conta @x ao seu criador original, que a mantinha desde quase 2007, sem qualquer compensação para tal.
No entanto, essa pode não ter sido a única conta que Musk retirou dos utilizadores da sua própria plataforma. Na realidade, @xai foi outra conta que, recentemente, a plataforma pode ter atribuído a Musk, mas que era pertencente a outro utilizador desde meados de 2010.
Esta conta encontra-se associada atualmente à xAI, a empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk. Mas a mesma pertencia desde 2010 a um utilizador no Japão.
Este utilizador, agora sobre a conta @xai_, afirma que a sua conta foi alterada sem permissão, e que Musk abruptamente “roubou” a mesma do seu detentor.
No caso da conta @x, que pertencia ao fotógrafo Gene X. Hwang, o mesmo afirmava que a conta tinha sido registada faz mais de 16 anos, e que o mesmo apenas recebeu um email da X a informar que iria apropriar-se da conta – embora tenham sido oferecidas algumas ofertas de merch da empresa e uma visita com a administração da plataforma, mas sem compensação financeira.
No caso de @xai, o utilizador afirma que não recebeu qualquer contacto de Elon Musk ou da X/Twitter para o caso, e que a conta simplesmente lhe foi retirada. O mesmo afirma que terá apenas recebido uma mensagem direta na plataforma, e que iria perder a conta para ser usada por Elon Musk.
O mesmo terá ainda publicado uma imagem de um tweet, enviado quando este ainda tinha controlo da conta, a comprovar que era o detentor da mesma. Eventualmente, a conta foi-lhe retirada, e passou a ser usada para a empresa de IA de Musk.
A autenticidade da conta parece condizer com o que o utilizador agora relata, tendo em conta respostas antigas deixadas pela mesma e arquivos do Way Back Machine. A X, no entanto, não deixou qualquer comentário sobre o caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!