A Microsoft encontra-se a trabalhar em melhorias para o Windows 11, de forma a tornar o sistema mais adaptado para quem use ecrãs com elevadas taxas de atualização. A ideia da empresa será melhorar o suporte deste género de ecrãs e a forma como os conteúdos são apresentados pelo Windows nos mesmos.
As novidades encontram-se disponíveis na mais recente versão do Windows 11 no programa Insider, dentro do canal Canary. A primeira novidade foca-se em sistemas com dois ou mais monitores, onde estes tenham elevadas taxas de atualização.
Com a novidade, o Windows pode começar a gerir a taxa de atualização para cada monitor, conforme o conteúdo que esteja a ser apresentado no mesmo. Como exemplo, caso um dos monitores se encontre com um jogo, pode ser usado com taxas mais elevadas, e outro com apenas uma imagem pode ser reduzido para valores mais baixos.
A segunda novidade que se encontra disponível nesta build encontra-se focada em ajudar a reduzir o consumo de energia. A taxa de atualização do monitor pode ser ajustada com base na poupança de bateria – o que pode ser útil sobretudo para computadores portáteis. Quando a poupança de bateria do Windows se encontra ativa, a taxa de atualização do ecrã é reduzida para ajudar na poupança.
De notar que, para ambas as funcionalidades terem capacidade de funcionar como esperado, os ecrãs necessitam de ter suporte para Dynamic Refresh Rate. A maioria dos ecrãs com altas taxas de atualização devem contar com suporte a esta tecnologia, mas será necessário que os utilizadores validem cada caso.
Para já, as novidades apenas se encontram disponíveis no Windows 11 no canal Canary. Espera-se que venham a ser adotadas em breve para as restantes versões do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!