1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Voyager 2

 

A NASA voltou a estabelecer contacto com a Voyager 2, depois de quase duas semanas sem qualquer sinal. A situação começou no dia 21 de Julho, quando a agência perdeu o contacto com a Voyager 2 depois de enviar dois comandos programados para a mesma.

 

Estes comandos teriam um erro, que levou a que a Voyager 2 ficasse a apontar para dois graus ao lado do planeta Terra. Apesar de a mesma conter um mecanismo de salvaguarda, que realizava o reset da localização a 15 de Outubro, os cientistas da NASA continuaram a tentar retificar o erro, tendo eventualmente conseguido que alguns sinais fossem enviados com sucesso.

 

A Voyager 2 é uma sonda espacial não tripulada lançada pela NASA em 20 de agosto de 1977. Ela faz parte do programa Voyager, cujo objetivo era explorar os planetas externos do nosso sistema solar. A sonda foi projetada para estudar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além de suas luas e anéis.

 

A Voyager 2 é famosa por suas descobertas e contribuições significativas para nossa compreensão dos planetas gasosos e seus sistemas. Ela realizou sobrevoos próximos de Júpiter em 1979, Saturno em 1981, Urano em 1986 e Neptuno em 1989. Durante essas passagens, a sonda capturou imagens detalhadas e coletou dados científicos valiosos sobre a atmosfera, os anéis, as luas e os campos magnéticos desses planetas.

 

Depois dos sinais incorretos terem sido enviados, apenas a 1 de Agosto alguns pontos de satélite na Terra localizaram os sinais da Voyager 2, confirmando que esta mantinha a trajetória – e não se teria desviado para longe do planeta.

 

No entanto, apesar do sinal detetado, este não era suficientemente forte para enviar informação. Ainda assim, os cientistas da NASA decidiram enviar um comando abrangente pelo mesmo canal, de forma a tentar corrigir a direção das antenas da Voyager 2 de volta em direção à Terra.

 

Demorou 18.5 horas para o sinal chegar à Voyager 2, que eventualmente processou o mesmo e voltou a direcionar-se para o local correto, permitindo voltar a manter a comunicação e a receber dados.

 

Os cientistas afirmam que a sonda pode manter-se ativa até 2036, mas possivelmente apenas vai continuar a enviar dados para a Terra até 2025.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech