1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

MARSIS

 

Estávamos em 1998 quando a Microsoft revelava ao mundo o Windows 98, e mesmo que o sistema esteja consideravelmente desatualizado nos dias de hoje, ainda existe um local onde se pode encontrar o mesmo a ser ativamente usado: na exploração espacial.

 

A European Space Agency (ESA) é uma das poucas entidades que ainda possui sistemas ativos com o Windows 98, nomeadamente no satélite que se encontra focado para a descoberta de água na superfície de Marte.

A sonda Mars Express é uma das poucas que ainda conta com este sistema internamente, tendo em conta a altura em que foi lançado. Mas finalmente a ESA confirmou que vai lançar uma atualização para o software, finalmente trazendo algo mais recente para a mesma.

 

Segundo a ESA, manter o Windows 98 nesta sonda tem vindo a revelar-se um problema. No entanto, é algo também necessário, uma vez que toda a tecnologia existente na mesma foi desenvolvida, na altura, com este sistema em mente.

 

Atualizar o sistema MARSIS da sonda não é uma tarefa tão simples como atualizar um computador em Terra. Existem vários componentes que necessitam de ser adaptados para cada atualização, e nada pode falhar no processo – já que não se pode simplesmente aceder ao sistema para reparações diretas.

 

No entanto, a ESA acredita que a nova versão do sistema que vai ser lançada vai contar com todas as melhorias que serão possíveis de integrar no sistema, além de que vai permitir à sonda operar de forma mais eficaz e recolhendo ainda mais dados.

 

Espera-se que a atualização seja feita de forma transparente, e sem problemas. Os testes ao novo sistema foram todos feitos para garantir a maior compatibilidade possível com o resto dos componentes da sonda.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech