Fortnite e Roblox continua a ser dois títulos fortemente usados por jovens e crianças, mas são também onde existe um maior potencial de serem usados para esquemas focados nos mesmos.
De acordo com um recente estudo do portal WIRED, existem cada vez mais campanhas focadas para menores que usam jogos como Fortnite e Roblox no dia a dia. Os criminosos levam as crianças a instalarem aplicações maliciosas nos seus dispositivos ou a recolherem dados pessoais – algumas das vezes até dados de pagamento dos pais.
O investigador Zach Edwards afirma que estes géneros de campanhas não são novas, e na realidade o mesmo encontra-se a investigar o caso faz mais de três anos. No entanto, as campanhas direcionadas para menores encontram-se a intensificar bastante nos últimos tempos, em parte porque os menores também possuem mais tendência a seguir o esquema sem saberem que estão a ser enganados.
Os ataques podem surgir de várias formas, desde mensagens de email a sites na internet que prometem os mais variados benefícios dentro dos jogos. As vítimas menores são enganadas sobre a ideia de que poderiam ter acesso a algumas novidades dentro dos jogos – e que, para tal, apenas necessitariam de realizar algumas ações, como instalar uma aplicação ou preencher um formulário online.
Um dos mais vulgares de se encontrar são os geradores de v-Bucks ou Robux, duas moedas virtuais usadas dentro dos jogos para a compra de itens. A maioria dos ataques começam com as vítimas a procurarem formas de obter estes itens de forma gratuita – invés de terem de os comprar, que é a única forma oficial de os obter.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!