Elon Musk tem vindo a aplicar algumas medidas controversas sobre a plataforma que agora se encontra no seu controlo, e as mais recentes agora confirmadas podem ter impacto nos sites que o mesmo não gosta.
De acordo com o portal Washington Post, a X encontra-se a aplicar um atraso no carregamento de vários sites de entidades associadas a empresas das quais Elon Musk não é particularmente fã.
Aparentemente, quando os utilizadores acedem a um link de um site que esteja na lista da X, a plataforma adiciona uma espera de cinco segundos a realidade o redirecionamento antes de realmente permitir que os utilizadores acedam aos conteúdos.
De acordo com o The Washington Post, este delay no carregamento dos sites ocorre em links publicados do New York Times, Facebook, Mastodon e várias outras entidades.
O atraso no carregamento acontece porque todos os links partilhados na X são reduzidos para o domínio de redirecionamento da plataforma – t.co. Quando os utilizadores acedem aos links limitados, necessitam de esperar cinco segundos antes que o site final realmente carregue.
A ter em conta que este delay apenas ocorre em sites que estejam na lista da X, que curiosamente, são todos endereços verificados de plataformas rivais à de Elon Musk ou de fontes de notícias que costumam partilhar informações sobre a plataforma que o mesmo considera como erradas.
Algumas das fontes afetadas por este problema afirmam que se encontram a averiguar a situação, mas que ainda não foi recebida qualquer notificação da plataforma para aplicar esta medida.
O Substack é uma das entidades afetadas, e os seus cofundadores, Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Sethi, afirmaram em comunicado que a X deve reverter esta decisão o mais rapidamente possível.
No comunicado, os fundadores da Substack afirmam que a plataforma foi criada exatamente para combater este género de práticas, de plataformas sociais que aplicam técnicas agressivas para limitar e prejudicar entidades rivais.
Ao mesmo tempo, caso se confirme o problema, isto pode ditar problemas igualmente para a X e Elon Musk, uma vez que poderá ser visto como uma medida prejudicial para entidades rivais da plataforma.
A lista inclui ainda os links de redes sociais como o Facebook, Instagram, Threads, Mastodon e outras, todas rivais do Twitter/X.
Até ao momento a X não fornecer qualquer detalhe sobre este problema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!