1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Robot de IA a mexer em livros

 

A Inteligência artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, quer estes queiram quer não. Mas a tecnologia tem vindo também a ser usada para criar conteúdos diferentes do habitual, e um deles encontra-se nos livros digitais.

 

Várias plataformas digitais que vendem livros virtuais encontram-se agora a passar por um problema grave, onde conteúdos criados via IA estão a ser publicados como livros verdadeiros de autores desconhecidos. Alguns destes livros podem mesmo ganhar mais atenção nas plataformas virtuais que alguns livros de autores reais.

 

De acordo com o portal Axios, uma grande parte das pesquisas de livros realizadas na Amazon agora retornam conteúdos criados inteiramente por IA. Alguns destes livros possuem a indicação que foram criados neste formato, mas existe um leque ainda maior dos que não apresentam qualquer informação para o leitor, e muitas vezes fornecem informações que acabam por ser verificadas como falsas.

 

Um dos temas que tem vindo a ganhar tração para este género de conteúdos encontra-se sobre guias de viagem para diferentes cidades, bem como livros de culinária, programação, jardinagem e negócios.

 

Nem sempre é visível para os utilizadores que um livro foi criado usando IA, e apesar de as reviews ajudarem, nem sempre estas claramente indicam tais detalhes.

 

Ao mesmo tempo, existem ainda livros que estão a ser lançados em plataformas digitais, que usam a identidade de autores reais, mas que não foram criados pelos mesmos. Ainda de forma recente, a autora Jane Friedman descobriu vários livros à venda na Amazon, que estariam sobre o seu nome, mas não foram lançados pela mesma. Estes conteúdos foram inteiramente criados via IA.

 

Quando Jane Friedman tentou contactar a Amazon sobre o caso, a empresa apenas questionou se a autora tinha registado o seu nome como uma marca. Eventualmente os livros foram retirados da plataforma, mas apenas depois de uma onda de críticas terem sido lançadas em plataformas online.

 

Com o crescimento das tecnologias de IA, espera-se que estas situações venham a ser cada vez mais recorrentes. É cada vez mais simples usar IA para a criação de conteúdos, e com isto também se torna cada vez mais complicado de separar os conteúdos criados de forma artificial e os reais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech