A Google encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade de segurança para as contas do Gmail, focada em evitar que terceiros possam realizar tarefas sensíveis na mesma.
De acordo com a Google, uma das formas como atacantes podem recolher dados sensíveis dos utilizadores passa por reencaminharem os emails para outras contas, sem que estes se apercebam.
A pensar nisso, a empresa encontra-se a adicionar uma nova etapa de validação de identidade, sempre que os utilizadores realizem tarefas onde seja necessário configurar o reencaminhamento de mensagens ou para edição de filtros.
De acordo com a empresa, os utilizadores terão de validar a identidade e acesso à conta quando editem ou configurem o reencaminhamento de mensagens. Isto evita que terceiros possam ativar essa funcionalidade sem que se tenha conhecimento, ficando a recolher emails e informações sensíveis das contas.
A mesma verificação será feita também na edição de filtros, ou na criação de novos, bem como na ativação da funcionalidade de IMAP para a conta do Gmail.
De notar que esta verificação pode nem sempre acontecer: apenas se a Google identificar que existe um certo risco para a ação é que a validação será necessária.
A novidade vai começar a surgir para os utilizadores durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!