O TikTok não é apenas uma plataforma focada para criadores, mas também para empresas que pretendem vender os seus produtos. E a pensar nisso, existem ferramentas que podem ser usadas dentro do serviço para permitir a venda dos conteúdos aos utilizadores.
No entanto, muitas entidades ainda optam por redirecionar os utilizadores para as suas próprias plataformas ou sites – algo que o TikTok certamente não pretende. Tanto que, segundo os mais recentes rumores, está a ser analisada a possibilidade de serem bloqueados links para plataformas e-commerce externas, focando a utilização das ferramentas que a plataforma fornece – mais concretamente o TikTok Shop.
De acordo com o portal TechCrunch, a ideia passa por obrigar as entidades a usarem a TikTok Shop para as vendas dos seus produtos, bloqueando a capacidade de redirecionarem os utilizadores para sites externos.
Esta estratégia não seria inteiramente nova na plataforma. A versão chinesa do TikTok, a Douyin, já se encontra a bloquear links para sites externos desde 2020.
A TikTok Shop atualmente representa gastos diários na plataforma entre 3 a 4 milhões de dólares nos EUA. No entanto, mesmo com estes valores, os custos operacionais da plataforma fazem com que o TikTok tenha perdas que atingem os 500 milhões de dólares por ano e apenas nos EUA.
Em contrapartida, na Ásia, onde a plataforma é bastante mais usada, esta conta com receitas de quase 50-60 milhões de dólares diários, e espera-se que atinja os 90 milhões até ao final deste ano.
Replicando o que aconteceu com a Douyin, a ideia do TikTok será focar ainda mais a utilização da TikTok Shop em mais países fora da Ásia. A ter em conta que, para já, ainda não foi tornada oficial qualquer medida neste sentido.
No entanto, a confirmar-se, a plataforma pode vir a criar incentivos para os vendedores usarem a mesmo invés de plataformas externas. Por exemplo, algumas campanhas podem fornecer a capacidade de os vendedores terem zero comissões durante os primeiros meses de uso do serviço.
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