A LastPass começou a notificar os utilizadores da sua plataforma para uma nova alteração do seu serviço, com foco em garantir mais segurança para as contas dos utilizadores.
Sendo um gestor de senhas, o LastPass possui informação que é sensível. Como tal, a empresa pretende garantir mais segurança para o acesso às contas, sendo que existem agora novos requisitos a nível da senha de acesso a contas LastPass.
De acordo com o email que os utilizadores começaram a receber, as senhas de acesso a contas LastPass agora passam a ter um limite mínimo de 12 carateres. Esta medida tinha sido implementada pela empresa em 2018, mas aplicava-se apenas a novas contas.
Quem tinha contas criadas antes desta data, ainda poderia manter as mesmas abaixo do limite. No entanto, a recente atualização pretende corrigir essa situação, onde todas as contas passam a ser obrigatoriamente acessíveis apenas com uma senha principal de 12 carateres ou mais.
As senhas de curta dimensão são consideradas bastante inseguras, e normalmente podem ser descobertas em ataques de brute force em apenas alguns minutos. Senhas com menos de 6 carateres, até mesmo incluindo diferentes letras, números e símbolos, podem rapidamente ser identificadas.
O aumento para 12 carateres melhora consideravelmente a segurança contra esses ataques. Os utilizadores que tenham contas fora destes requisitos devem brevemente começar a ser notificados para atualizarem as suas senhas da próxima vez que acederem às mesmas.
A LastPass recomenda ainda que os utilizadores verifiquem se os métodos de recuperação dos dados se encontram configurados, para garantir o acesso na eventualidade de se esquecer da senha principal da conta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!