1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 13

 

O Android tem vindo a evoluir com cada nova versão que é lançada, mas ao mesmo tempo, para adotar novas funcionalidades, também é necessário que o hardware seja capaz de acompanhar essa evolução.

 

Por isso mesmo é que, com a chegada do Android 13, a Google decidiu aumentar também os requisitos mínimos necessários para o sistema.

 

Depois de um longo período de testes, a Google finalmente lançou o Android 13. Vários dispositivos estão já a começar a receber a atualização, seja de forma oficial ou não, mas existe a possibilidade que alguns modelos mais antigos nunca venham a receber tais melhorias.

 

A Google confirmou que vai aumentar os requisitos mínimos oficiais para o Android 13, passando agora a requerer que os dispositivos tenham, pelo menos, 2GB de memória RAM. Para comparação, o limite encontrava-se em 1 GB desde a chegada do Android 11 em 2020.

 

De notar que este requisito aplica-se para quem pretenda a versão do Android Go baseada no Android 13, que é por si só a versão mais “leve” que existe do sistema operativo. Se olharmos para a comparação dos requisitos, o Android 10 foi a última versão a suportar apenas 512 MB de RAM.

 

requisitos de memória para o Android

 

Além disso, os requisitos em nível de armazenamento também aumentaram com esta nova versão. Os utilizadores necessitam agora de ter pelo menos 16 GB de armazenamento interno para poderem usar o sistema – e aqui engloba-se o espaço para o sistema operativo e para possíveis aplicações que venham a ser usadas.

 

Possivelmente esta medida não vai afetar muitos utilizadores, visto que atualmente é difícil encontrar no mercado um smartphone novo que tenha sequer perto de 2 GB de RAM. No entanto, pode afetar países onde exista ainda um grande uso do Android Go em smartphones de entrada de gama.

 

É importante notar que estes requisitos são os oficiais da Google para poder correr o sistema, mas nada impede que programadores possam criar versões alternativas do sistema para rodarem em dispositivos com menos recursos que estes – algo que já foi feito no passado, e certamente o será feito com o Android 13.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech