Elon Musk pode vir a ter alguns problemas com a sua rede social, a X, caso não aplique algumas medidas para ficar a par com a legislação europeia. A rede social foi recentemente considerada como uma das maiores plataformas de propagação de desinformação Russa, e brevemente pode vir a ter de sofrer as consequências face à nova legislação Europeia.
Vera Jourova, vice-presidente da Comissão Europeia, afirmou numa recente entrevista à Bloomberg que a X é, atualmente, a maior plataforma de desinformação. Esta indicação foi deixada no mesmo dia em que se revelam os resultados de um estudo da Comissão Europeia, sobre a propagação de notícias falsas nas redes sociais. A mesma sublinha ainda que “O projeto-piloto também mostra que quem propaga desinformação tem significativamente mais seguidores do que os outros e que tendem a aderir mais à plataforma”.
Jourova terá apelado para que as grandes plataformas sociais, como a Meta e a Google, reforcem as suas medidas de combate à desinformação ainda antes das próximas eleições europeias, que estão previstas para junho de 2024. A mesma afirma que as redes sociais podem vir a ser usadas como forma de “arma” contra várias comunidades, e a responsabilidade cabe às plataformas de combaterem esse risco.
No caso concreto da X, a vice-presidente afirma que a plataforma deve também adotar medidas para evitar a propagação de desinformação na mesma. Esta sublinha ainda que a Comissão Europeia está atenta ao que a empresa se encontra a realizar, e que esta deve seguir as mesmas regras que todas as restantes plataformas, ou enfrenta eventuais coimas.
De relembrar que a nova legislação dos Serviços Digitais da UE (Digital Services Act) entrou em vigor em agosto para todas as entidades com serviços na Europa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!