Depois de Elon Musk ter suspendido vários jornalistas do Twitter, ao mesmo tempo várias entidades legisladoras na União Europeia também não perderam tempo em deixar as mensagens de alerta para a empresa – e focadas sobretudo no próprio Musk.
A decisão de suspender aleatoriamente vários jornalistas da plataforma terá chamado à atenção de legisladores da Comissão Europeia. Entre estes encontra-se Věra Jourová, a vice-presidente dos valores e transparência da Comissão Europeia, que a partir do Twitter deixou a mensagem de preocupação sobre as recentes medidas de Musk, sublinhando a necessidade de se manter a liberdade de imprensa e os direitos fundamentais dos jornalistas.
Ao mesmo tempo, foi deixado também o alerta para o facto de existirem sanções e restrições que podem ser aplicadas para empresas que não aceitam essas regras.
Em causa encontram-se também as novas legislações pendentes para a União Europeia, onde é indicado que as plataformas não podem aplicar medidas discriminatórias e arbitrárias na moderação de conteúdos dos seus serviços, mantendo o respeito pelos direitos fundamentais, liberdade de expressão e informação.
De notar que, sobre as novas legislações, as empresas que violem as mesmas podem obter sanções de até 6% das suas receitas globais anuais, bem como várias outras medidas restritivas dentro do espaço europeu.
De notar que o Twitter suspendeu as contas de vários jornalistas na plataforma durante o dia de hoje, no que terá sido relacionado com os mesmos cobrirem histórias respeitantes à conta onde o jato privado de Elon Musk estaria a ser partilhado em tempo real – e que violava uma nova medida da empresa aplicada de forma recente sobre o doxing de conteúdos e a partilha em tempo real de localizações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!