As plataformas sociais podem continuar a ser largamente usada para interligar os utilizadores, e eram também usadas por algumas das maiores fontes de notícias como forma de partilharem os seus conteúdos. No entanto, parece que essa tendência encontra-se cada vez menos destacada.
De acordo com um estudo da empresa Similarweb, os maiores sites de notícias da Internet têm vindo a perder consideravelmente tráfego de plataformas sociais como o Facebook e a X, antigo Twitter. O estudo aponta que, numa tendência que tem vindo a ser de queda faz já algum tempo, os sites de notícias encontram-se a receber cada vez menos tráfego de fontes sociais.
Em parte isto deve-se ao facto que estas plataformas sociais começaram a dar cada vez mais destaque para conteúdos partilhados diretamente pelos utilizadores, invés de foco para conteúdos noticiosos. Ao mesmo tempo, o aumento de conteúdos criados via IA também leva a que estas notícias tenham cada vez menos qualidade.
A maioria dos maiores editores de notícias na internet encontram-se a procurar alternativas para fornecerem os seus conteúdos para as suas audiências, em formatos que ganhem interação por parte dos utilizadores. No entanto, plataforma sociais parecem ser cada vez menos o foco deste género de conteúdos e temas.