A Microsoft encontra-se a preparar para grandes novidades com o OneDrive, focando-se em integrar ainda mais funcionalidades de IA com uma interface de design renovado. As novidades da plataforma foram reveladas hoje, durante um evento dedicado da empresa. Estas devem chegar para o OneDrive no Windows 11, Web, e em várias outras plataformas do Microsoft 365.
A empresa classifica as novidades como a “terceira geração do OneDrive”, e um dos maiores destaques encontra-se na integração do serviço com o Copilot, o novo assistente de IA da Microsoft. Além disso, foram ainda revelados detalhes sobre o novo design da plataforma, que conta com elementos modernos e novas cores – e para quem tenha contas de empresa do OneDrive, é agora possível testar as novidades de imediato.
O OneDrive Home, a página inicial da plataforma, foi fortemente reformulada, apresentando agora as informações e ficheiros mais importantes de forma clara e rápida. A empresa alterou ainda a interface para ser mais simples de usar, com o Fluent Design que se encontra também no Windows 11. A ideia da empresa será tornar o acesso aos conteúdos mais simples e rápido para os utilizadores.
Existe uma nova secção de recomendações de ficheiros, que vai apresentar conteúdos que a empresa considere que os utilizadores podem necessitar de imediato. Estas recomendações, como seria de esperar, são fornecidas com a ajudar de IA.
Existe ainda uma nova opção para rapidamente criar conteúdos dentro de pastas, usando os vários serviços do Microsoft 365. Os utilizadores podem ainda personalizar as pastas com cores diferentes, para rapidamente identificarem os seus conteúdos. A secção de Favoritos permite ainda um rápido acesso aos ficheiros que sejam mais acedidos pelos utilizadores. O OneDrive Home deve ainda receber a nova pré-visualização de conteúdos multimédia, que permite rapidamente ver os conteúdos de imagens e vídeos sem sair da pasta onde os utilizadores se encontram.
E como seria de esperar, a IA foi um grande foco da empresa para as novidades, e agora, o Copilot vai integrar-se ainda mais com o OneDrive. Os utilizadores terão a capacidade de usar o Copilot para colocar questões sobre todos os conteúdos que se encontram no OneDrive. É ainda possível usar este assistente para realizar várias tarefas diretamente nos conteúdos. O Copilot pode também aceder aos conteúdos de cada ficheiro, sem que os utilizadores tenham diretamente de abrir os mesmos, portanto é possível recolher informação dos documentos usando a IA mais rapidamente.
A Microsoft espera que esta novidade venha a ficar disponível para todos os utilizadores com licenças Microsoft 365 Copilot até ao final de Dezembro deste ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!