No passado dia 27 de Setembro de 2023, a Câmara Municipal de Gondomar confirmou ter sido alvo de um ataque informático. No entanto, na altura não eram conhecidos os detalhes do mesmo, sendo que afetou alguns dos serviços da entidade.
Mas agora, o grupo responsável pelo ataque veio confirmar o mesmo e o potencial roubo de dados sensíveis. O grupo de ransomware conhecido como Rhysida veio oficialmente confirmar o ataque da instituição, estando a partir do seu portal na Dark Web a vender os dados roubados.
O grupo afirma ter dados sensíveis da instituição, que podem incluir documentos de identificação e outros ficheiros internos. Os dados encontram-se agora a ser colocados em leilão por aproximadamente 9.99 BTC, o equivalente a cerca de 260 mil euros.
De relembrar que, na altura do ataque, a instituição referiu que estaria a realizar a investigação do incidente e que todas as autoridades competentes teriam sido notificadas. Alguns dos serviços da mesma foram afetados durante o ataque, embora rapidamente restabelecidos.
Ainda se desconhece, para já, a extensão dos dados que podem ter sido recolhidos do ataque.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!