No início do ano, a Google começou a fornecer, via o Google Fiber para algumas cidades dos EUA, velocidades de transferências de dados até 5 Gbps - ou até mesmo 8 Gbps em alguns centros urbanos. No entanto, a empresa vai agora aumentar ainda mais essa velocidade, para uns incríveis 20 Gbps.
Até ao final de 2023, a Google espera começar a fornecer aos clientes a capacidade de terem um plano de 20 Gbps, num número selecionado de cidades – e possivelmente de forma igualmente bastante limitada. Este vai ser o primeiro projeto criado pela equipa do GFiber Labs, e chega como uma colaboração com várias outras empresas. Neste caso, a Google encontra-se a usar tecnologias inicialmente desenvolvidas pela Nokia para contornar os limites de velocidade considerados “normais”.
A Google refere que a capacidade de atingir os 20 Gbps vai encontrar-se bastante limitada inicialmente, e restrita sobretudo a grupos de utilizadores que tenham sido aprovados pela empresa. De notar, no entanto, que a empresa já tinha vindo a testar ligações de 20 Gbps com algumas entidades e universidades dos EUA. A medida agora será mais voltada para o lado dos consumidores em geral.
Infelizmente, será improvável que esta tecnologia venha a ficar disponível em Portugal, tendo em conta que o próprio Google Fiber encontra-se limitado apenas para os EUA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!