1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Fiber

 

A Google recentemente declarou o fim da plataforma de cloud gaming do Stadia, mas a empresa continua a investir fortemente nos seus serviços. Um deles será o Google Fiber, que infelizmente não se encontra disponível em Portugal.

 

Este serviço permite aos utilizadores terem acesso a uma internet diretamente da Google, com elevado desempenho. A empresa revelou o mesmo no final de 2016 e começou a possibilitar alguns utilizadores de terem acesso ao mesmo – de forma limitada, já que a ligação é feita de forma direta para os centros de dados da Google, e maioritariamente nos EUA.

 

As últimas novidades que surgiram sobre a plataforma têm mais de três anos, mas agora, sem grandes anúncios de tal, a empresa chega com melhorias para a mesma. Os utilizadores do Google Fiber vão ter acesso, já no início de 2023, à possibilidade de um plano com velocidades de internet 5 ou 8 Gbps.

 

Este valor supera os 2 Gbps que estavam disponíveis até agora e desde 2020 – quando foi feita a última atualização dos planos da empresa. E mais importante, será que estas velocidades são simétricas – ou seja, tanto no plano de 5 como de 8 Gbps, a velocidade de download e upload será idêntica.

A empresa também irá começar a fornecer a novos clientes os seus mais recentes routers, que contam com adaptações para suportar as velocidades mais elevadas da rede, juntamente com a adição de suporte a WiFi 6 e à capacidade de serem usados sobre uma rede Wi-fi mesh para expandir a sua área de atuação.

 

O plano de 5 Gbps deverá encontrar-se disponível por 125 dólares mensais, enquanto que o plano máximo de 8 Gbps deverá encontrar-se por 150 dólares. Se tivermos em comparação outras empresas que fornecem planos de fibra com velocidades elevadas nos EUA, estes valores são relativamente pequenos – para comparação, a Comcast fornecer planos de fibra de 6 Gbps com preços até 300 dólares.

 

Infelizmente, o Google Fiber encontra-se disponível de forma bastante limitada, e não será de esperar que – pelo menos para já – se venham a verificar os mesmos serviços em mais países, e tão pouco em Portugal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech