De tempos a tempos surgem diversos esquemas pelas redes sociais, que tentam tirar proveito do desconhecimento dos utilizadores para os mais variados fins. Um dos que parece estar a ganhar alguma tendência nos últimos dias, em Portugal, encontra-se relacionado com a marca Decathlon.
Esta não é a primeira vez que surgem esquemas da marca pela Internet, mas estas surgem em forma de vagas: podem aparecer repentinamente, e tal como surgiram, também desaparecem durante meses. Agora parece que estamos novamente no pico, com várias contas falsas dentro de plataformas como o Instagram e Facebook, que partilham supostas “ofertas” da entidade.
O esquema começa quando os utilizadores verificam uma publicação, alegadamente da entidade, a informar que ganharam uma bicicleta. Tudo o que precisam de fazer é comentar a publicação e partilhar a mesma com amigos.
Caso os utilizadores realmente cometem, um bot da página envia uma mensagem direta para os utilizadores, a indicarem aos mesmos para acederem a um site externo, onde necessitam de preencher os dados de envio do prémio. Caso os utilizadores realizem esta tarefa, estão a aceder a um site falso, que vai requerer vária informação pessoal, e eventualmente, até meios de pagamento para as “taxas de entrega”. Estes dados, se introduzidos, são usados posteriormente para roubar os utilizadores.
Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores. Quando verifique uma “oferta” deste género, independentemente do formato, analise melhor a sua origem. No caso de redes sociais como o Facebook, verifique a página que se encontra a partilhar a mesma – apenas páginas oficiais da entidade podem lançar as ofertas.
Tenha também atenção aos links a que acede, certificando-se que são das entidades correspondentes e não falsos sites com nomes parecidos às oficiais. Por fim, se apesar disso tudo, for realmente enganado, entre em contacto imediato com o banco para cancelar eventuais cartões de crédito, e contacte igualmente as autoridades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!