De tempos a tempos surgem novas formas dos criminosos chegarem às suas vítimas, sobre os mais variados pretextos. O mais recente agora usa o WhatsApp para tal e tenta chegar a vítimas que tenham casas alugadas ou arrendadas a senhorios.
Pelas redes sociais encontra-se cada vez mais casos de utilizadores que, a partir do WhatsApp, encontram-se a receber mensagens, alegadamente enviadas pelos senhorios. A mensagem indica que o mesmo terá perdido o smartphone, e que se encontra a usar um novo número de telefone. Este número é indicado que será o usado para futuros pagamentos da renda, via MBWay.
A mensagem tenta chegar a potenciais vítimas que tenham a casa alugada, fazendo-se passar pelo senhorio com um novo telefone e número para realizar o pagamento. Isto pode ser o suficiente para enganar algumas pessoas, fazendo-as crer que o número é verdadeiro – ainda mais se estiverem perto da altura de pagar a renda, e não contactarem, entretanto, com o verdadeiro senhorio.
Caso esteja nesta situação, antes de qualquer pagamento, confirme diretamente com o senhorio se realmente será uma mensagem legítima. Realize, se possível, este contacto via um meio tradicional que possua – e não o “novo número” que é usado pelos criminosos para o esquema.
Este é apenas mais uma variante de esquemas no WhatsApp que tem vindo a propagar-se em peso por Portugal, e mesmo que muita gente ainda olhe para a mensagem e veja rapidamente como um esquema, certamente vai existir alguém que acaba por cair no engodo – partilhe com essa pessoa este artigo para ajudar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!