1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo dos CTT com glitch

 

De tempos a tempos surgem campanhas de email que apenas possuem como objetivo enganar os utilizadores, e a mais recente parece estar a usar o nome dos CTT para tal.

 

Uma nova campanha está a propagar-se em força usando o nome dos CTT para tentar enganar as vítimas. A mensagem distribui-se via email, e informa as potenciais vítimas que uma entrega falhou, e que para os mesmos poderem receber a encomenda necessitam de realizar o pagamento dos portes, introduzindo dados de pagamento num portal.

 

exemplo de mensagem de phishing

 

A mensagem é claramente identificada como Spam, mas parece estar a chegar à caixa de entrada de alguns utilizadores, não sendo filtrada corretamente. Esta indica que os utilizadores devem aceder a um site para introduzir os seus dados de pagamento, e terem assim a encomenda entregue.

 

formulário falso de pagamento

 

No entanto, é aqui que começa o ataque, já que o site não possui qualquer relação com os CTT. Se os utilizadores introduzirem os dados requeridos nesta plataforma, estão diretamente a enviar os mesmos para os atacantes, que passam a ter controlo para usar os meios de pagamento para mais atividades de fraude.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham extremo cuidado na altura de introduzirem os seus dados de pagamento sobre sites desconhecidos. Da mesma forma, deve ter cuidado com qualquer email que requeria pagamentos para as mais variadas tarefas, seja via CTT ou não – sobretudo quando a origem do mesmo é desconhecida. O mesmo aplica-se também a mensagens SMS, um formato vulgarmente usado para este género de ataques.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech